Tinteiros e toners baratos

|

Envio e Devolução GRÁTIS* desde 40 € (envio standard 3,95 €)

Como sublimar os azulejos

Como sublimar os azulejos

Quer decorar a sua casa criando um mural personalizado nos azulejos da sua cozinha ou casa de banho, imprimir a sua foto favorita num azulejo ou criar um presente original para alguém especial? Veio ao sítio certo. Versátil e simples, a sublimação é a técnica de impressão ideal para personalizar têxteis e suportes rígidos tais como madeira, cerâmica ou qualquer outro artigo polimerizado (revestido com resina de poliéster). Além disso, quando procuramos um resultado de qualidade e duradouro com uma gama ilimitada de cores e qualidade fotográfica, a sublimação bate todos os outros processos.

Em que consiste exactamente a sublimação? É a transferência do desenho que escolhemos e imprimimos em papel de sublimação com tinta de sublimação para um suporte específico por meio de calor. Por outras palavras, a tinta, que está num estado sólido, reagirá ao calor, passando de um estado sólido para um estado gasoso e penetrando no produto que, neste caso, será um azulejo.

O que é necessário para sublimar azulejos?

Os materiais utilizados para sublimar são sempre os mesmos, mesmo que alteremos o suporte sublimado. Então aqui está o que vai precisar:

  • Impressora de jacto de tinta que deve usar exclusivamente para sublimação. Porquê exclusivamente? Porque assim que a utilizar com tinta normal, deixará de ser adequada para sublimação.
  • Tinta de sublimação, ou seja, a tinta normal não é adequada para sublimação. As tintas de sublimação são especiais porque reagem com a temperatura transformando-se num gás e penetrando na superfície do produto sublimatável.
  • Papel de sublimação porque não, uma folha de papel normal não é suficiente, precisamos de um papel especificamente concebido para transportar a tinta da impressora para o objecto a ser sublimado e tratado de modo a que o calor que irá activar o processo não o derreta.
  • A placa de transferência que deve ser adequada ao tipo de produto a ser sublimado. Com isto queremos dizer que existem muitos tipos de placas de transferência (específicas para canecas, com uma base plana, com placas intercambiáveis, etc.) e a melhor para sublimar as placas é a vertical, uma prensa térmica com uma placa inferior que se move e um sistema de abertura e fecho vertical.
  • Tambem vamos obter um bloco ou tapa de teflon para evitar que a superfície da placa seja danificada pelo azulejo.
  • E, por último, mas não menos importante, é claro, o tile ou azulejos que se quer sublimar. Recordamos que devem estar sempre prontos para o processo, ou seja, polimerizados, e que podem escolher entre diferentes acabamentos. Os acabamentos brilhantes são perfeitos para a impressão de fotografias, mas não são muito adequados para utilização em locais que requerem limpeza frequente (casas de banho, cozinhas). Para estas salas, as de acabamento mate são mais adequadas devido à sua resistência.

 

Como sublimar os azulejos passo a passo

  • Primeiro, imprimimos o desenho que queremos transferir para o azulejo usando a tinta de sublimação e papel. Embora tenha de testar, uma resolução de 300 dpi dá geralmente um bom resultado. É também aconselhável que o tamanho do papel seja um pouco maior do que o do azulejo para envolver as margens e os cantos do azulejo.
  • Agora colocamos o papel impresso virado para cima sobre a base da prensa e o azulejo virado para baixo sobre o papel. Isto torna muito fácil alinhar o produto com a imagem.
  • Embora isto seja feito, cobrimos o azulejo com o filme de Teflon e fechamos a prensa com pressão média. Se a pressão for demasiado baixa, as cores não se transferem bem e se for demasiado alta, o azulejo pode rachar.
  • A temperatura apropriada será de cerca de 200 graus e o tempo variará dependendo da temperatura externa, embora, como regra geral, seja entre 6 e 8 minutos. Se sublimarmos vários azulejos ao mesmo tempo ou se forem mais espessos, o tempo será aumentado em vários minutos.
  • A partir do momento em que o processo esteja terminado, retire o azulejo do ferro com cuidado e usando luvas de forno.

As nossas dicas para sublimar correctamente os azulejos

  • Algumas pessoas sublimam os azulejos virados para cima, contudo, como as arestas são frequentemente irregulares, é mais conveniente sublimá-los virados para baixo.
  • Terá de testar até conhecer o seu equipamento, porque condições como tempo, pressão e temperatura podem variar de um ferro para outro.
  • Se os azulejos estiverem muito frios ou húmidos, pré-aqueça-os na mesma prensa durante 5 a 10 segundos sem o papel de sublimação.
  • É aconselhável que o azulejo seja branco para que as cores impressas sejam perfeitas.

Postagens relacionadas / Descubra os nossos últimos artigos!