Como recuperar marcadores secos
Os lápis secam, não há dúvida. Todos nós (a menos que seja Monica Geller) nos esquecemos de os encobrir a dada altura e tivemos de os deitar fora quase novos porque não conhecíamos alguns pequenos truques para os trazer de volta à vida. Além disso, tenho a certeza que tem algumas canetas de feltro completamente secas em casa para verificar se as dicas que estamos prestes a dar-lhe trabalho. Vamos então continuar.
Como evitar que os marcadores sequem?
A chave para evitar que os seus marcadores sequem é tapá-los. Parece simples, não é? Bem, mesmo assim, esquecemo-nos muitas vezes, e se nós adultos somos descuidados, imaginem os mais pequenos. Nem devem ser guardadas em lugares onde está demasiado quente ou demasiado frio e, escusado será dizer, se lhe foi dada uma caixa de canetas de feltro quando tinha 10 anos e agora tem 45, já não são úteis, tudo tem uma vida útil, sejamos francos. Para resumir uma longa história:
- Cobre sempre os marcadores quando tiver terminado de os utilizar.
- Armazém à temperatura ambiente.
- Colocá-los de cabeça para baixo para que a tinta esteja em contacto com a ponta.
Por falar nisso, existem agora marcadores, tais como Stabilo Point 88, que não secam mesmo se deixados por longos períodos de tempo sem a tampa ligada, e são perfeitos para os mais distraídos.
Tips for recovering dry felt-tip canetas
Há um remédio para (quase) tudo. Tem marcadores que ficaram sem tampa ou sem uso durante muito tempo e que secaram? OK, não se pode simplesmente olhar para eles e ordená-los a 'levantarem-se e pintar', mas há menos truques mágicos e igualmente simples que se podem usar para os pôr de volta no bom caminho. Tomar nota.
Embeber em água quente
É a tinta nos seus marcadores à base de água? Então o melhor remédio é mergulhá-los em água quente. Caso não saiba o tipo de tinta nos seus marcadores, lembre-se que a maioria das tintas para crianças, para uso escolar e todas as que dizem "laváveis" na caixa são à base de água (tais como o Staedtler Triplus Color 323, o Staedtler Triplus Fineliner 334, o Giotto, o Faber-Castell Felt Tip Pen ou o Milan).
Encher um recipiente ou tigela com água quente e inserir os marcadores sem as tampas. A água deve cobri-los completamente, incluindo a ponta. Deixá-los na água durante cerca de 10 minutos, retirá-los, e esperar que a ponta seque ao ar. Depois tente pintar com eles novamente em qualquer pedaço de papel, a tinta deve fluir completamente. Por favor note, este truque só funciona quando a tinta é à base de água.
Utilizar vinagre branco
Outra opção é umedecer a ponta dos marcadores secos com vinagre branco. Como se faz isto? Colocar os marcadores não tampados de cabeça para baixo numa tigela vazia e aplicar algumas gotas de vinagre branco na ponta. Deixe-os nesta posição o tempo suficiente para a ponta absorver completamente o vinagre e depois retire-os e seque-os suavemente com um pano. É isso? Agora devem pintar, não tão bem como novo, mas quase.
Utilizar álcool para marcadores permanentes
E se estamos a falar de marcadores permanentes, a solução é utilizar álcool isopropílico. É muito fácil, basta mergulhar a ponta dos seus marcadores permanentes neste álcool durante 10 minutos e depois retirá-los e esperar que a ponta seque ao ar.
Agora sabe, nunca deite fora os seus marcadores secos antes de ter esgotado todas as possibilidades.